Você encontrou assuntos interessantes neste blog?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O processo de saude do idoso

A Terapia Ocupacional trabalha na prevenção,estimulação, proporcionando independência e participação social.Como recurso terapêutico utiliza a atividade a fim de proporcionar ao indivíduo idoso um melhor desempenho funcional, mental e social.

No que diz respeito à perda de memória,busca resgatar e estimular o idoso nas atividades cognitivas e atuar na organização do seu cotidiano.

As atividades utilizadas tem a finalidade de mantê-los ativos a concentração, a seqüência do pensamento, a atenção e a capacidade de fazer escolhas.

A execução das atividades estimula-o a usar suas capacidades remanescentes e ajudando a mantê-las.

Todo este processo terapêutico ocupacional é um trabalho de manutenção e prevenção.

Algumas atividades podem ser mais utilizadas :
*atividade intelectual como a leitura,
*exercícios de memória,
*palavras cruzadas e
*jogos de xadrez.

Todas as atividades supra citadas auxiliam a manutenção da memória.
Estudos comprovam que o individuo que mantem um estilo de vida ativo com atividade física feita com regularidade e uma boa dieta saudável estão propensos a terem uma melhor preservação da memória.

Nas questões de socialização a participação em grupos educativos e terapêuticos contribui para o desenvolvimento e resgate de potencialidades presentes na terceira idade.

Planejar as atividades ajuda o idoso a se orientar e se organizar quanto aos horários e datas dos compromissos. O planejamento deve-ser feito de forma adapatável ao seu estilo de vida.

Oportunidades proporcionadas ao indivíduo idoso através das atividades terapêuticas ocupacionais transmite-lhes reforça o valor o pessoal de cada uma de suas experiências acumuladas através dos anos.

Para que o envelhecimento ocorra de maneira natural e saudável o idoso deve sentir-se parte integrante da comunidade, utilizando e mantendo suas capacidades residuais, fortalecendo suas condições físicas, estimulando as condições mentais, proporcionando a volta ao convívio social através dos trabalhos em grupo.

Entre outros fatores psicossociais importantíssimos que contribuem para um envelhecimento saudável, está a família, educação, cuidados com a própria saúde, além de motivação e iniciativa da própria pessoa idosa.